O que torna as pessoas atraentes?


Compreensivelmente, prestamos muita atenção à atração na nossa sociedade. Afinal de contas, é algo maioritariamente biológico. Sabia que os sinais comuns de atração são sinais de saúde e resistência a doenças que se manifestam como simetria facial bilateral, pupilas grandes e brilhantes, lábios carnudos, pele jovem e cabelos ricos em melanina?

Odores
Não só somos atraídos pelos cheiros de outras pessoas individualmente, como os cheiros de algumas pessoas também são mais atraentes do que o de outras em geral.

Hormonas
Para os homens, as mulheres cheiram melhor quando têm altos níveis de estrogénio e baixos níveis de progesterona (indicando alta fertilidade).

Dieta
Foi provado que os homens que têm uma dieta rica em legumes frescos têm um cheiro mais atraente para as mulheres.

Saúde
Se as pessoas são saudáveis, geralmente cheiram melhor também.

Importância de beijar
Em geral, porém, os humanos não têm o olfato muito apurado, por isso beijar tem um grande peso do ponto de vista psicológico.

Sistema imunitário
Somos atraídos por pessoas que têm respostas imunológicas diferentes da nossa e o beijo é um indicador disso.

Fertilidade
A fertilidade também pode afetar a forma como as vozes das mulheres soam.

Vozes femininas
Os homens consideram as vozes das mulheres mais atraentes quando os níveis de progesterona das mulheres são baixos e os níveis de estrogénio são altos.

Homens com voz grave
Pouco antes de as mulheres começarem a ovular, sentem-se mais atraídas por homens com vozes mais graves.

Evolução: vozes graves
Uma possível razão evolutiva para isso é que ter uma voz mais baixa é sinal de níveis mais altos de testosterona, o que podia indicar que o homem era maior (e mais forte) e portanto mais capaz de sobreviver e proteger a mulher.

Pessoas sexualmente ativas são mais atraentes
Quando se pede a estranhos para avaliarem a atratividade da voz das pessoas, as pessoas que são sexualmente mais ativas são as mais bem classificadas.

Equilíbrio hormonal
O nosso equilíbrio hormonal pode desempenhar um papel maior do que pensamos na atração que sentimos pelas outras pessoas.

Testosterona
Por exemplo, homens com níveis mais altos de testosterona geralmente são atraídos por mulheres com rostos mais femininos (ou seja, olhos grandes, sobrancelhas altas e queixo fino).

Ovulação
Quando as mulheres estão a ovular, geralmente sentem-se mais atraídas por homens com mandíbulas mais largas.

A testosterona aumenta a libido
Embora tenhamos tendência a associar a testosterona aos homens e o estrogénio às mulheres, ambos desempenham um papel em todos os sexos e a testosterona aumenta a libido de todos.

Dopamina, serotonina e oxitocina
Quando nos sentimos atraídos por outra pessoa, o nosso cérebro liberta dopamina, oxitocina e serotonina.

Químicos que dispõem bem
Estes “químicos da boa disposição” são responsáveis por nos fazerem sentir bem quando estamos em contacto com outras pessoas e induzem sentimentos de segurança, afeto e conforto.

Norepinefrina e excitação
Outra substância química em jogo quando nos sentimos atraídos por alguém é a norepinefrina, que juntamente com a dopamina nos deixa excitados.

Serotonina
A atração também está ligada à libertação de serotonina, que é a hormona da felicidade. Abraços e contactos sexuais libertam oxitocina, a “hormona do amor”.

Tempo de qualidade
A atração geralmente aumenta quando se passa muito tempo com alguém e o toque físico (quando é bem-vindo, é claro) também tende a acelerar o processo.

Gentileza
A gentileza torna as pessoas mais atraentes, o que faz muito sentido. Isso torna as pessoas mais simpáticas.

Gentileza implica partilha
Faz sentido que esta seja uma das características mais favorecidas num parceiro quando consideramos como isso implica partilhar e cuidar um do outro.

O teste da fotografia
Justapor características positivas à fotografia de uma pessoa faz com que ela pareça mais bonita a outras pessoas.

Os opostos atraem-se
Não só nos sentimos atraídos por pessoas que são um pouco diferentes de nós (para que os nossos filhos beneficiem da variabilidade genética), como também podemos beneficiar das competências que não temos (por exemplo, talvez o seu parceiro seja ótimo a cozinhar e você não).

Homens
Os homens geralmente são considerados mais atraentes quanto mais masculinos e simétricos e menos atraentes com o aumento de adiposidade (sobrepeso ou obesidade).

Mulheres
As mulheres geralmente são consideradas mais atraentes quanto mais femininas e menos atraentes com o aumento de adiposidade.

A saúde é o mais importante
A saúde torna-nos atraentes para outras pessoas mais do que qualquer outro fator, e os sinais que comunicam saúde são o que nos fazem parecer atraentes para os outros.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s