10 dos mais deslumbrantes miradouros de Portugal


Existem poucos locais que sejam melhores para observar toda a beleza e variedade do nosso país. Descubra alguns dos melhores miradouros de Portugal.

Um pouco por todo o país, podemos encontrar miradouros de onde podemos apreciar as mais belas paisagens, a partir de um ponto mais elevado. Seja no Gerês, nos Açores, na Madeira ou em Lisboa, os miradouros de Portugal são locais excelentes para a contemplação das muitas e variadas panorâmicas que o nosso país possui.

Sendo Portugal um país com uma enorme diversidade de paisagens em tão pouco espaço, os miradouros acabam por ser uma possibilidade de constatar o quão diferente pode ser o nosso país. Afinal de contas, pouco ou nada existe em comum entre o Douro, os Açores e o Gerês, a não ser a excelência e beleza das suas paisagens.

Deixamos-lhe aqui dez dos miradouros mais incríveis de Portugal. E a propósito: nos últimos anos, surgiu a moda de implementar baloiços panorâmicos em muitos destes miradouros. Por isso mesmo, se tiver curiosidade, talvez queira ver este artigo sobre os melhores e mais bonitos baloiços de Portugal.

1. Miradouro da Pedra Bela

miradouros gerês
Miradouro da Pedra Bela

Se há sítio onde a natureza corre livre, é no Parque Nacional da Peneda-Gerês, sendo que o miradouro da Pedra Bela é um dos locais onde melhor podemos apreciar esta beleza natural e paisagem única. A 800 metros de altitude, em Terras de Bouro, este miradouro é dos mais famosos do Gerês. Dali, pode ver as montanhas, a albufeira da Caniçada, e a confluência do Cávado com o Caio. Segundo os antigos, a Pedra Bela foi ali colocada por intervenção divina.

2. Miradouro do Marco Geodésico de S. Pedro Velho

Miradouro do Marco Geodésico de S. Pedro Velho
Miradouro do Marco Geodésico de S. Pedro Velho

No Arouca Geopark poderá ter uma vista de 360º sobre a serra da Freita, estando o miradouro num dos pontos mais altos, a 1077 metros de altitude. A norte, conseguirá ver o vale de Arouca, com as elevações do Gamarão, o vale do Paiva, a serra de Montemuro e o vale do Douro. Para sul, encontrará o vale do Vouga, a serra do Caramulo, o vale do Mondego e a serra da Estrela. Mas as paisagens não ficam por aqui. Poderá ver ainda uma franja de mar, em direção ao ocidente, que se estende da Póvoa de Varzim à serra da Boa Viagem, na Fogueira da Foz.

3. Miradouro da Vista do Rei

Miradouro da Vista do Rei
Miradouro da Vista do Rei

Este é um dos pontos mais fotografados da ilha de S. Miguel, nos Açores, com a sua paisagem única e vista sobre a Lagoa das Sete Cidades. Como é uma zona de nevoeiro, contudo, nem sempre é possível ver a lagoa e a aldeia das Sete Cidades. O nome do miradouro veio de uma visita de D. Carlos I e de D. Amélia, no verão de 1901. Antes de visitar o miradouro, verifique as condições meteorológicas para saber se o local está com nevoeiro.

4. Miradouro da Penha das Torres

Miradouro da Penha das Torres
Miradouro da Penha das Torres

Localizado no ponto mais oriental de Portugal, local onde o rio Douro entra no nosso país, em Paradela, Miranda do Douro. Aqui, poderá observar algumas das mais belas paisagens do Parque Natural do Douro Internacional. Vale a pena visitar o local bem cedo, para apreciar o espetáculo do pôr do nascer do sol, que ilumina as montanhas e o rio.

5. Miradouro de São Leonardo da Galafura

Miradouro de São Leonardo da Galafura
Miradouro de São Leonardo da Galafura

É considerado um dos miradouros mais bonitos da zona do Douro, localizado na aldeia de Galafura a 566 metros de altitude. Daqui pode ver a paisagem imortalizada por Miguel Torga, a quem num dos seus diários chamou de “excesso de natureza”. Para além da vista sobre o Douro, pode avistar as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo e Valença do Douro, entre outros.

6. Miradouro de Casal de Loivos

Miradouro de Casal de Loivos
Miradouro de Casal de Loivos

Continuando na zona do Douro, outro miradouro com vistas incríveis está situado no concelho de Alijó, sendo conhecido como o Miradouro de Casal de Loivos. Daqui, poderá experienciar uma vista panorâmica sobre o Pinhão e o vale do Douro, podendo avistar a famosa curva que o rio faz, bem como o casario branco do Pinhão aninhado a seus pés.

7. Miradouro do Cabo Girão

Cabo Girão
Cabo Girão

O cabo Girão é o cabo mais alto da Europa, com 580 metros de altura, contando com vistas espetaculares sobre o mar e a ilha da Madeira. Da sua famosa plataforma de vidro suspensa poderá ver as fajãs do Rancho e do Cabo Girão, bem como apreciar o oceano e ver Câmara de Lobos e o Funchal. É também um local imperdível para os apreciadores de parapente e base-jumping.

8. Miradouro da Boneca

Miradouro da Boneca
Miradouro da Boneca

Do miradouro da Boneca, situado a 750 metros de altitude, poderá ter ampla vista sobre o vale do rio Gerês. No entanto, não é só a paisagem que torna o miradouro famoso. No local, pode encontrar um baloiço, que tem atraído milhares de visitantes ao local. Para chegar ao miradouro, tem de se deslocar à zona da Junta de Freguesia de Sebolido, e percorrer um pequeno trilho que aí começa. Até ao miradouro são 500 metros, e até ao baloiço são outros 500 metros.

9. Miradouro do Suberco

Nazaré
Nazaré

Este é o miradouro mais conhecido da Nazaré, situado no Sítio, no local denominado Promontório. A formação rochosa ergue-se da praia da Nazaré, e é o planalto o local onde se encontra o Sítio da Nazaré, a uma altitude máxima de 110 metros. Do topo, a vista é de cortar a respiração, podendo-se ver a cidade, toda pintada de branco, a praia e a vastidão do mar.

10. Miradouro de Penedo Durão

Miradouro do Penedo Durão
Miradouro do Penedo Durão

Voltando ao Douro, poderá conhecer o miradouro de Penedo Durão, também conhecido como Penedo dos Abutres. Localizado na margem direita do Douro, no topo de uma escarpa com mais de 500 metros de altura, tem vista para a barragem espanhola de Saucelle. O miradouro encontra-se a cerca de dois quilómetros de Freixo de Espada à Cinta e está equipado com um varandim e escadas de acesso em pedra. Dali, pode observar a paisagem e observar as mais diversas aves, como os grifos.

Fonte: VortexMag

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s