Os 8 locais mais coloridos de Portugal


Outono no Douro, Primavera no Alentejo, Hortênsias nos Açores… estes são alguns dos locais mais coloridos de Portugal. Descubra-os e inspire-se!

locais mais coloridos de Portugal

O nosso país é rico em experiências únicas e paisagens cheias de cor. O Portugal cinzento de outrora vai dando lugar a um país onde, em cada canto e recanto, se podem observar cores vivas e garridas que têm a capacidade de nos alegrar o dia e confortar a alma. As flores dos campos do Alentejo na Primavera ou os caminhos ladeados por hortênsias nos Açores são a prova disso.

Para celebrar a riqueza e diversidade da nossa pátria, deixamos-lhe aqui 8 dos locais mais coloridos de Portugal. Ruas, Palácios, paisagens do Douro no Outono… Há todo um mundo de cor para descobrir no nosso país.

1. Palheiros da Costa Nova

Costa Nova
Costa Nova

Pouca gente haverá no nosso país que não tenha visto já, nem que seja em fotografias, estas belas casinhas coloridas. Estão todas pintadas da mesma forma, com riscas brancas e com cores vivas a complementar, como o azul, amarelo, verde ou vermelho, segundo as preferências dos donos da casa. A apenas uma hora de distância do Porto e muito perto da Veneza portuguesa, Aveiro, a Costa Nova é uma faixa de areia que corre paralela à ria, na zona da Rota da Luz. A praia, aberta ao Atlântico, é perfeita para se fazer caminhadas e para praticar surf e vela. 

As casas são conhecidas como “palheiros”, sendo que eram antigamente usadas pelos marinheiros para guardarem as suas redes e outros artefactos de pesca. No séc. XIX, estes armazéns eram pintados de preto e ocre, mas as coisas foram mudando e os proprietários passaram a preferir usar cores mais vivas. Com esta nova estética, chegou também um novo uso para os armazéns, que se converteram em residências de verão.

2. Palácio da Pena, Sintra

Sintra
Palácio da Pena, Sintra (Paul Walker)

Sintra é rica em palácios que fazem as delícias de quem a visita, mas o mais colorido e famoso de todos é o Palácio da Pena. Com uma palete de cores única que o destaca da rocha, é cercado pelo verde dos jardins, parecendo um palácio de conto de fadas, especialmente nos dias de céu muito azul. O palácio foi construído por ordem de Fernando II de Portugal, como residência para a família real, já que o príncipe se apaixonou por Sintra após uma excursão com a sua esposa, a rainha D. Maria II. O palácio foi construído por cima das ruínas de um mosteiro da Ordem de São Jerónimo, que estava abandonado desde o terramoto de 1755.

A construção do palácio ficou a cargo do barão de Eschwege, tendo sido lenta e muito cara. O resultado valeu a pena a espera, criando-se um espaço com referências a vários estilos arquitetónicos, como o neogótico, o manuelino, o neo-renascentista e até o islâmico. O palácio foi declarado Património da Humanidade da UNESCO em 1995, pelo seu valor histórico e artístico.

3. Águeda, a cidade dos guarda-chuvas

Águeda
Águeda

Já deve ter visto a fotografia de ruas em que, no seu alto, se abrem milhares de guarda-chuvas, das mais diversas cores, criando assim uma luz mágica. Mas sabia que essas ruas se encontram em Portugal, mais concretamente em Águeda? O projeto acabou por ser replicado um pouco por todo o mundo, após a fama no Instagram.

Desde 2006, durante o mês de julho, Águeda acolhe o festival Agitágueda, que enche as ruas de cor e animação. O evento realiza-se no centro, na Praça 1 de Maio, e nas ruas pedestres das redondezas, e ao longo da margem do rio. Para além da arte, existem concertos e diferentes animações teatrais.

4. Amendoeiras em flor no Algarve

Amendoeiras em flor
Amendoeiras em flor

A chegada da Primavera ao Algarve é anunciada todos os anos pelas amendoeiras em flor, cuja flor delicada é prenúncio de mudança e nunca falha no mês de fevereiro. A terra cobre-se de um manto de flores rosa e brancas, que parecem flutuar nos ramos das amendoeiras, criando um paraíso de core ideal para uma escapadela romântica.

Diz a lenda que uma princesa chamada Gilda se casou com o califa Ibn-Almundim. A princesa, no entanto, chorava porque sentia falta da neve do seu reino. Apaixonado, o califa mandou plantar as amendoeiras, para que estas, quando florescessem, parecessem neve.

As amendoeiras cobrem as terras do Barrocal, podendo aproveitar para visitar também Silves, que foi a capital árabe do Algarve e em cujo castelo terá tido lugar a lenda da princesa Gilda.

5. As cores do Douro

douro
Rio Douro

A paisagem, constituída por socalcos e vinhas douradas ao sol, é sempre um espetáculo digno de se admirar. Desde o Porto ao Pinhão, o vale do Douro é rico em verdes profundos que, conforme a estação, vão tomando outras cores e nuances. O rio move-se sinuoso, junto às montanhas em cujas encostas se encontram os socalcos para as vinhas onde se fazem um dos vinhos mais famosos do mundo.

Entre abril e maio as paisagens enchem-se de verde, graças à folhagem das videiras. Após a vindima, a paisagem apresenta-se castanha, sendo que este ciclo se repete há séculos. Por causa desta longa tradição, a região foi reconhecida como Património da Humanidade da UNESCO em dezembro de 2001, na categoria de paisagem cultural.

6. Festas do Povo de Campo Maior

Festas do Povo de Campo Maior
Festas do Povo de Campo Maior

É uma das mais míticas (e coloridas) festas populares de Portugal. Realizam-se apenas quando o povo de Campo Maior assim o decide, já que o esforço para que elas aconteçam depende da motivação e da disponibilidade da população. A última vez que se realizaram foi em 2015. Trata-se de um evento tradicional único e especial e que, nos últimos anos, alcançou uma elevada notoriedade nacional e internacional.

Por todo o centro histórico de Campo Maior, os habitantes enfeitam as ruas com flores de papel e outros objetos de cartão e papel. A decoração varia de rua para rua e o resultado é simplesmente deslumbrante: uma mistura de cores e formas que acaba por ser uma surpresa ao virar de cada esquina.

Se tiver a sorte de visitar as próximas Festas do Povo (que ainda não se sabe quando se realizam) aproveite também para conhecer um pouco mais da bonita vila de Campo Maior. Visite o Museu do Café, a Capela dos Ossos, a Porta da Vila, o Castelo e as suas igrejas. Esta bonita vila alentejana merece, com toda a certeza, a sua visita (mesmo fora da época das Festas do Povo).

7. Festa da Flor na Madeira

locais mais coloridos de portugal
Festa da Flor na Madeira

Devido ao seu clima, a ilha da Madeira é o ambiente ideal para a criação de muitos e variados tipos de flores. Talvez por isso mesmo, surgiu em 1954 a ideia de fazer uma exposição com as melhores flores da ilha. O evento evoluiu até aos dias de hoje e transformou-se num espetáculo único que se prolonga por 4 dias. Exposições, tapetes florais, cortejos, música e muita animação fazem desta festa um dos eventos mais famosos da Madeira.

Realiza-se todos os anos, durante a Primavera, e conta com a participação da milhares de pessoas. Nos últimos anos foi adicionado um novo elemento, o “Muro da Esperança” onde se colocam flores que simbolizam a fé do povo num mundo melhor e na paz entre as pessoas. A Primavera é mesmo uma das melhores épocas para visitar a Madeira e, se o fizer nessa altura, não perca a Festa da Flor.

8. Estradas com hortênsias nos Açores

Açores
Açores

É uma das imagens de marca do arquipélago dos Açores. As hortênsias são comuns em quase todas as ilhas e, em muitos dos seus caminhos e estradas, transformam-se num espetáculo digno de ser apreciado. São utilizadas pelos açorianos como sebes vivas para delimitar os seus terrenos.

As cores mais comuns das hortênsias nos Açores são o azul e o branco (mas podem ter muitas outras cores diferentes, como rosa, lilás e vermelho). A melhor época para as contemplar é em Junho, quando estão no seu auge de floração, embora seja possível apreciá-las entre Maio e Agosto. De que está à espera para vê-las com os seus próprios olhos?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s