Agricultor aumenta o tamanho da Bélgica


A Bélgica bem pode agradecer a um agricultor que redesenhou a fronteira com França, tudo porque uma pedra estava a dificultar a passagem do seu trator. Foi por isso que a arrastou. O que o belga não sabia era que estava a conquistar dois metros de território para o seu país, uma vez que se tratava de um marco fronteiriço colocado naquele local há mais de 200 anos
Quem nunca errou, que atire a primeira pedra, já diz a sabedoria popular. Neste caso, bastante insólito, o erro de um agricultor belga foi ter arrastado uma pedra que estava a dificultar a passagem do seu trator.
Foi por isso que a tirou do caminho. Que diferença faz a alguém deslocar uma pedra dois metros? Bem, para uma pessoa é indiferente, mas para dois países pode ser o gatilho para um incidente diplomático.
O que aquele agricultor não sabia era que tinha acabado de redesenhar a fronteira que separa a França e a Bélgica. A pedra que arrastou era, afinal, um marco fronteiriço colocado naquele local desde 1819, quatro anos após Napoleão ter sido derrotado na batalha de Waterloo.
Ao tê-la arrastado para o interior do lado francês, a Bélgica conquistou 2,29 metros de território, escreve a BBC. A descoberta foi feita por um historiador amador durante um passeio na floresta, situada no município belga de Erquelinnes.
O autarca da Erquelinnes tratou de desdramatizar a situação, uma vez que, mesmo sem querer, o agricultor arrisca enfrentar acusações criminais. “Se mostrar boa vontade, não terá problemas. A questão será resolvida amigavelmente”, afirmou David Lavaux, que até brincou com o sucedido: “Não temos interesse em expandir a vila nem o país. Ele [o agricultor] tornou a Bélgica maior e a França menor. Não é uma boa ideia”.
As autoridades já garantiram que o caso não precisa de ser levado à Justiça e que a pedra será reposta no sítio devido.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s