TikTok – A rede social do momento


O TikTok é a rede social do momento e isso é impossível de negar. Com um crescimento extremamente acelerado, o TikTok tem hoje mais de 2.000 milhões de utilizadores em mais de 150 países e 75 idiomas diferentes. Números que impressionam e colocam o Facebook e Instagram em segundo plano no ritmo de aceleração quando falamos de utilizadores totais e utilizadores ativos mensais.

O TikTok é um dos aplicativos mais famosos no mundo todo. Por isso, se você ainda tem alguma dúvida a respeito dele, ou simplesmente gostaria de saber porque ele tem se tornado tão famoso, saiba tudo sobre a rede social do momento.

Um dos grandes diferenciais do TikTok é, sem dúvida, o jeito que o aplicativo foi construído: o menu “Descobrir” mostra as hashtags mais populares do momento, onde vídeos de pessoas famosas ou não podem ser encontrados. Por isso, se você quer que seu vídeo receba muitos acessos, vale usar uma delas com um conteúdo que tenha a ver com o assunto.
Além disso, a tela inicial do TikTok não mostra somente os vídeos de pessoas que você segue ou indicadas pelos algoritmos com base nas interações de seus amigos, mas sim vídeos que podem ser interessantes para você, quer o autor deles seja famoso ou não. Essa possibilidade de visualização ajuda muito influencers amadores, o que sem dúvida contribui para a sua popularidade e o interesse de empresas em divulgar seus produtos através da rede.

Outro item muito conhecido no TikTok são os desafios constantes criados por usuários da rede, que se tornam populares justamente por conta de sua interface simplificada. Eles não existiam em outras redes antes da criação do TikTok e outros aplicativos similares e, embora polêmicos, fazem com que muitas pessoas queiram aproveitar as novidades da plataforma.
Outra característica bem interessante do TikTok consiste no compartilhamento do conteúdo disponível da plataforma. Para enviar um vídeo aos seus amigos, é só clicar no ícone do WhatsApp, localizado do lado direito do vídeo. É possível usar o mensageiro e outras redes sociais como o Facebook(feed e Messenger), Instagram (feed e Stories), Snapchat e e-mail.

O TikTok tem hoje mais de 800 milhões de utilizadores ativos mensais, que abrem o aplicativo em média 8 vezes por dia e passam em média 52 minutos por dia consumindo conteúdos de vídeo. Métricas impressionantes que tornam o TikTok numa ferramenta de marketing incrível e como tal, o TikTok Marketing passou a ser algo a ter em consideração daqui para a frente.

E o TikTok torna-se uma importante ferramenta de marketing não só pela sua quantidade de utilizadores, mas principalmente pela quantidade de tempo que cada um deles passa no aplicativo todos os dias.

Isso abre novas oportunidades de marketing para marcas e profissionais explorarem novos conceitos de publicidade e posicionamento de produtos/serviços numa comunidade liderada por criadores de conteúdo até antes eram perfeitamente desconhecidos.

O TikTok não é só uma rede social como qualquer outra. É uma rede social que vive dentro de um aplicativo e que é focado 100% na criação de conteúdos em vídeo, o que traz para o universo do Marketing, novas métricas a serem tidas em consideração.

E quem trabalha com Marketing sabe da importância das estatísticas na tomada de decisões, portanto, começaremos por entender quais são realmente os dados estatísticos do TikTok e o que ele tem a oferecer:

  • O TikTok é atualmente a 6ª maior rede social do mundo;
  • O TikTok é o aplicativo mais descarregado do mundo em 2020;
  • O TikTok tem 800 milhões de utilizadores ativos mensais;
  • O TikTok já foi descarregado mais de 2.000 milhões de vezes;
  • Em 2019 foram investidas 68 biliões de horas no TikTok;
  • Cada utilizador passa em média 52 minutos por dia no TikTok;
  • Cada utilizador abre o aplicativo do TikTok em média 8 vezes por dia;
  • 83% dos utilizadores registados no TikTok já publicaram pelo menos 1 vídeo;
  • As receitas do TikTok cresceram mais de 300% no último trimestre de 2019;
  • Em 2019 o TikTok recebeu em média 1 bilião de visualizações de vídeos por dia;
  • 64% dos utilizadores do TikTok já testaram filtros;
  • 35% dos utilizadores do TikTok já entraram num challenge;
  • alcance orgânico médio no TikTok é de 29%;
  • Apenas 5% dos marketers utilizam o TikTok;
  • 41% dos utilizadores do TikTok têm entre 16 e 24 anos de idade;
  • 66% dos utilizadores do TikTok têm menos de 30 anos de idade;
  • Brasil é o 3º país com mais downloads do TikTok atualmente: 8.6%
  • Influenciadores com mais de 2.5 milhões de seguidores cobram $1000 por post;
  • A Índia é o país com mais utilizadores no TikTok: 467 milhões;
  • A China é o segundo país com mais utilizadores no TikTok: 174 milhões;
  • Os Estados Unidos são o terceiro país com mais utilizadores no TikTok: 124 milhões.

Embora parte destas estatísticas possam não impressionar muito, aquilo que o TikTok já alcançou em apenas 2 anos de vida é absolutamente incrível quando colocado em perspetiva com o Facebook e Instagram, por exemplo.

Além destes dados estatísticos, existem outras relacionados ao comportamento do público que utiliza o aplicativo e que podem ajudar a entender parte da popularidade do TikTok enquanto rede social, veja:

O que este gráfico demonstra é que o nível de interação e envolvimento com conteúdos publicados no TikTok é muito grande, o que faz com que o alcance orgânico da plataforma seja igualmente grande em comparação com os rivais Facebook e Instagram.

Na realidade o alcance orgânico médio no TikTok é muito superior ao de qualquer outra rede social existente no mercado de acordo com estudos recentes.

Há quem refira que o alcance médio de uma publicação é de 29%, mas a realidade é que para contas pequenas, o alcance orgânico de uma publicação pode chegar facilmente aos 144%.

Como acontece com as demais redes sociais, à medida que uma conta vai crescendo, torna-se cada vez mais difícil manter elevadas taxas de interação.

Segundo um estudo da Influencer Marketing Hub, as taxas de interação no TikTok são bastante superiores às encontradas no Instagram ou Twitter, tanto para contas de criadores de conteúdo pequenas, quanto muito grandes.

E esta é uma vantagem competitiva muito grande do TikTok em relação a todas as demais redes sociais, oferecendo uma elevada interação com os seus conteúdos, e consequentemente um maior crescimento orgânico do número de seguidores.

Embora ainda bastante recente, o TikTok tem vindo a evoluir consideravelmente ao longo do tema e hoje é uma plataforma a ter em consideração numa estratégia de marketing digital com toda a certeza. Desde a evolução do aplicativo, passando pela criação da plataforma TikTok Ads e TikTok Creators, a empresa chinesa tem vindo a progredir rapidamente e nos próximos tempos, é expectável que cresça ainda mais e ofereça aos criadores de conteúdo cada vez mais e melhores soluções para rentabilizarem as suas audiências.

O TikTok Marketing passa portanto a ser fundamental numa estratégia de comunicação e construção de autoridade, seja numa marca pessoal, negócio ou qualquer outra. O que não falta no TikTok são excelentes exemplos de como ser criativo em qualquer área e tirar partido das funcionalidades do aplicativo.

Sigam-me em https://www.tiktok.com/@0filipe7?lang=pt-BR

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s