Cyber Monday


A Cyber Monday ocorre na primeira segunda-feira após a Black Friday e o Dia de Ação de Graças.
Essa ação de marketing promove um evento comercial cibernético, onde muitos produtos se encontram em promoção nas várias lojas online que decidem aderir à campanha.
Para quem não tem como se deslocar até uma loja física, as lojas online são uma opção para realizar as compras. Tradicionalmente as promoções da Cyber Monday duram uma semana, da última segunda-feira de novembro à primeira segunda-feira de dezembro.
A tecnologia móvel e as mídias sociais alavancaram as vendas online e, por isso, a Cyber Monday vem crescendo ano após ano. À medida que a velocidade de conexão e os aparelhos com acesso à internet foram se modernizando, as compras aumentaram. As pessoas escolhem comprar online para evitar as longas filas e comparar preços com maior facilidade.

Origem da Cyber Monday
Em 2005, a primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças foi batizada de Cyber Monday por Ellen Davis, vice-presidente sênior da Federação Nacional de Varejo americana, e difundida pelo site de vendas online Shop.org.
A escolha da data veio da observação de que a segunda-feira era um dia de intensas compras, provavelmente pelas pessoas estarem no trabalho, cuja conexão era mais rápida.
Para que as lojas online tivessem a oportunidade de ter um dia para oferecer grandes descontos aos seus clientes foi criada a Cyber Monday. O objetivo era impulsionar ainda mais o comércio no fim do ano e atrair o público para as compras no “ciberespaço”.
No primeiro ano de acontecimento foi feita a publicidade dias antes do dia de Ação de Graças e os varejistas online notaram que suas vendas aumentaram substancialmente, afinal, as compras online são uma opção para quem não tem como se deslocar até uma loja física.

Cyber Monday em Portugal
Esta estratégia comercial foi adotada por outros países, como França, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Em Portugal encontram-se vários sites com produtos em promoção neste dia, esgotando-se o estoque de produtos apresentados na Black Friday.
As compras na internet apresentam várias vantagens, como a comodidade, sendo que um quarto dos portugueses faz compras online.

Alguns exemplos de sites aderentes à Cyber Monday são:

  • FNAC
  • Leya
  • Descontos.pt
  • Forretas
  • Toys R Us
  • GAP
  • Amazon
  • Rakuten
  • Ebay

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s