Laure de St. Martin Permon


Laure de St.-Martin Permon, que usava o pseudónimo de Duquesa de Abrantes por ser duquesa consorte de Abrantes, título concedido por Napoleão I por altura das Invasões Francesas. Nasceu em 1784 e faleceu em 1838. Foi uma personalidade mundana, casada com o General Junot, comandante da I Invasão Francesa a Portugal.
Nascimento: 6 de novembro de 1784, Montpellier, França
Falecimento: 7 de junho de 1838, Paris, França

D. João VI

“Não podia cair um trono em mãos menos dignas de o sustentar. De uma ineptitude quase total, sem instrução de nenhuma espécie, caçando como um pele-vermelha, sem nada enfim, que o favorecesse e, além disso, com um aspecto físico repelente, tal era o homem a quem Portugal obedecia quando o imperador (Napoleão) decretou a queda da Casa de Bragança.

“Quem não teve a sorte, como eu tive, de ver Sua alteza Real com o uniforme dos hussardos, imitado do de Junot, não faz ideia do que é grotesco (…) era divertidissímo ver a maneira que tinha de levar a peliça no ombro direito, como um desses mercadores ambulantes de roupa velha. e aquela pança, dificilmente contida por umas calças apertadas! E as pernas bailando nas botas vermelhas!”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s