Certezas ninguém as tem


Será que tens a certeza daquilo que achas que tens a certeza?
Será que tens a certeza do que queres?
Será que tens a certeza de todas as escolhas que fazes?
Certezas! Certezas há muito poucas na vida. O que realmente temos são convicções, porque certezas ninguém as tem, só no momento e mesmo assim, são mais convicções que certezas.
Na verdade, a dúvida de ter a certeza ou de ser apenas uma convicção paira no ar, mas será que é realmente uma dúvida ou a certeza de uma dúvida?
Qual é a sensação que se tem de sentir a certeza?! O que é realmente ter a certeza?! Será que se sente de imediato que é sem dúvida uma certeza? Será assim? E se não for?
Todos temos aquele momento das nossas supostas certezas. Momentos em que sabemos que antes já tínhamos a certeza. Mas será que tínhamos a certeza?
Quando existem tais dúvidas, as certezas que por alguma razão ou apenas por razão nenhuma na nossa cabeça começam a ficar mais presentes. Certezas de alguma forma existem e as sentimos, mas as experiências e as situações essas dizem muito mais e são essas que nos transmitem muitas sensações que poderão não ser as mais acertadas, mas são aquelas que sentimos no momento, as que nos fazem pensar. São certezas convictas, que é uma mistura de certezas com convicções. Se existem certezas convictas? Eu diria que sim, que quando temos uma certeza baseada na convicção, ou uma convicção baseada numa certeza, certamente posso aqui afirmar que existem certezas convictas.
Certezas são só nossas, que mesmo assim por vezes ficam a pairar no ar.
Em todas as certezas residem numa incerteza: se vais ou se ficas; se vais ou não vais; se ficas ou não ficas. É na certeza da dúvida que mora a incerteza.
O acaso é o responsável por muito do que acontece na nossa vida. Mas como ter certezas num mundo comandado pelo acaso? Mas acreditando ou não, no fundo, nada é por acaso!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s