As plantas que trazem benefícios à sua vida e ao seu jardim


É certo que dedicamos horas intermináveis e por vezes também um grande esforço físico para conseguirmos ter uma bela plantação.
Quando alguma erva daninha surge no meio do nosso estimado jardim, sentimo-nos frustrados e por vezes até desesperados. A verdade é que estas ervas podem ser fortes aliadas do seu jardim e também lhe podem trazer benefícios. Clique na galeria e conheça esta realidade.

As plantas que trazem benefícios à sua vida e ao seu jardim
Há quem ache que o aparecimento de ervas indesejáveis no jardim seja um verdadeiro pesadelo. São vários os casos em que jardineiros e proprietários de casas recorrem a químicos e a combinações criadas com produtos caseiros para conseguirem livrar-se das indesejáveis ervas que surgem ‘sem qualquer tipo de convite’. No entanto, muitas destas ervas podem servir determinados propósitos e trazer benefícios aos respetivos proprietários. Clique e fique a conhecer melhor esta realidade e saiba também como poderá tirar benefícios destas ervas.

Não fique frustrado devido a estas ervas
É normal que se sinta frustrado quando encontra uma erva ‘não desejada’ no meio da sua plantação, que lhe deu tanto trabalho a criar. Provavelmente ficará surpreendido ao saber que na verdade estas ervas têm muitos benefícios que poderão ser boas aliadas para as suas plantações.

Podem ser boas aliadas para o solo
É verdade que o aparecimento de determinadas ervas no seu jardim poderá ser uma ameaça para outras plantas, uma vez que estas competem por água e por luz solar. No entanto, o aparecimento destas ervas costuma ter um aspecto positivo para o solo.

As ervas dão importantes informações acerca do terreno
Quando pretende plantar algo, é natural que perca tempo a analisar o terreno. Ao reconhecer as ervas que crescem nas proximidades, poderá perceber que tipo de plantas poderão ser cultivadas com sucesso no local.

Benéficas também para o solo
As raizes, principalmente as mais longas e profundas, são uma boa forma de transportar nutrientes e matéria orgânica para o solo. Mesmo quando estão num estado de decomposição, as raizes servem como túneis para micróbios e vermes que são benéficos para o solo.

Solo pantanoso
É sempre bom analisar bem as plantas que existem na área circundante ao local onde pretende fazer o cultivo. Se tiver um salgueiro por perto, isso significa que o terreno é algo pantanoso. Neste caso, talvez a melhor opção para cultivo sejam girassóis, alfafa ou centeio, refere o Rodale’s Organic Life.

Solo compactado
Caso veja que no terreno existem plantações de chicória e mostarda, isto significa que o solo está compactado. Uma boa opção de cultivo para este género de terreno são as hortaliças brássicas.

Solo ácido
Se encontrar nas redondezas da zona de cultivo plantas como urtigas e dentes-de-leão, isto significa que o terreno tem níveis altos de acidez. Desta forma, uma boa opção para cultivo são os mirtilos, ruibarbos e batatas.

Compostagem
A maior parte das pessoas costuma arrancar logo pela raiz as ervas indesejáveis que surgem no jardim. No entanto, saiba que criar um depósito de compostagem e colocar lá essas ervas poderá ser uma boa ideia. Desta forma poderá valorizar toda a matéria orgânica que utiliza em em casa, podendo ser vista como uma espécie de reciclagem do lixo orgânico. É um processo natural, onde fungos e bactérias são os responsáveis pela degradação da matéria orgânica. O resultado poderá depois ser usado como adubo.

Chá da compostagem
Sabia que pode criar um chá a partir da compostagem? Esse chá é o resultado da compostagem embebida em água. Este líquido pode depois ser pulverizado sobre as plantas ou aplicado diretamente no solo. Desta forma poderá substituir os fertilizantes que contam com vários produtos químicos.

Plantas para a alimentação
Sabia que muitas das plantas a que chamamos apenas de ervas são comestíveis? Curiosamente, plantas como o dente-de-leão ou a beldroega são ricas em nutrientes e podem servir como alimento. Na verdade, segundo o TreeHugger, as folhas do dente-de-leão podem ser um bom acrescento a qualquer salada verde. Além disso, estas folhas também podem ser cozidas ou acrescentadas a qualquer sopa.

Fins medicinais
Além de poderem ser usadas para a alimentação, algumas das ervas que surgem no jardim poderão também ser usadas para fins medicinais. Os dentes-de-leão estão repletos de vitaminas e minerais. A morugem, também conhecida como erva-estrela, tem várias vitaminas, sendo também rica em ómega-6.

Necessárias para o aparecimento de determinados insetos
O aparecimentos desta ‘ervas indesejáveis’ são na verdade benéficos ao aparecimento de vários insetos fundamentais, como as abelhas e as borboletas. Estes insetos são muito importantes para outras plantas, uma vez que são polinizadores e também predadores, ajudando a diminuir o número de pragas que possam existir na plantação. Mais insetos significa também um maior número de pássaros.

Ciclo necessário
Muitas ervas daninhas trazem nutrientes vitais do subsolo. Estes nutrientes são levados até às suas folhas. Quando estas folhas morrem, caem no subsolo, levando esses nutrientes de volta, transformando-se assim numa espécie de fertilizante para o solo que se encontra danificado

Ervas benéficas para o ecossistema
Os relvados são autênticos pesadelos da monocultura. Na verdade, a ‘batalha’ que é constantemente travada com vista a destruir as ervas que surgem de repente no meio das plantações, não ajudam em nada o ecossistema. O aparecimento destas ‘ervas indesejáveis’ aumenta a diversidade da vida vegetal, sendo também uma necessidade para um ecossistema sustentável.

Benefícios para o solo a longo prazo
Tem o nome científico de Chenopodium album e é comum encontrar esta planta em campos agrícolas antigos onde os fertilizantes com produtos químicos foram usados em excesso. Com o passar do tempo, estas ervas irão melhorar a qualidade do solo. No entanto, é preciso ter atenção porque apenas um exemplar desta planta pode largar mais de 70 mil sementes.

Dente-de-leão
Seria difícil não incluir esta planta quando falamos de plantas que trazem benefícios ao solo. Surgem em terrenos argilosos, jardins e também em campos antigos. As raízes profundas desta planta acumulam potássio, cobre, ferro e magnésio, além de outros nutrientes. Atrai joaninhas e outros polinizadores.

Como usar a tansagem ao favor do seu jardim
Se permitir que esta planta cresça e morra de forma natural, obterá muitos benefícios para o solo. Mensalmente corte as folhas desta planta e deixe-as sobre o solo, para que entrem em decomposição de forma natural. Deixe as raizes intactas, pois desta forma a planta irá se regenerar de forma natural ou as raizes entrarão em deterioração, o que trará benefícios ao solo.

Morugem
Esta planta acumula uma boa dose de potássio e atrai insetos polinizadores que procuram por néctar durante a primavera e início do verão. À semelhança da tansagem, deixar esta planta crescer e morrer de forma natural trará vários benefícios ao solo.

‘Ervas auxiliares’
Quando o solo está ‘nu’, as ervas cobrem-no e dessa forma impedem a erosão do mesmo, causada pela chuva e pelo vento. Plantas como a confrei e o amaranto têm raízes muito profundas, que são ricas em minerais. Estas ajudam as restantes plantas no terreno.

Trevo-branco
Curiosamente, esta planta surge de forma natural em campos que estejam secos e desprovidos de nitrogénio. O nitrogénio é essencial para o crescimento das plantas e o trevo-branco pode transportar o nitrogénio do ar para dentro do solo.

Não se esqueça!
É certo que não podemos deixar que as ervas tomem conta das nossas ‘preciosas’ plantações de tomates ou dos nossos belos jardins. No entanto, não é necessário arrancar todas e é preciso sim, reconhecer que estas também têm um importante papel a desempenhar, como peça fundamental nos nossos cultivos.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s