Sexta-Feira Santa


A Sexta-Feira Santa é um feriado religioso que se celebra na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.
Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um feriado móvel. Celebra-se entre 22 de março e 25 de abril e serve de referência para outras datas, sendo a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de Primavera no hemisfério norte, ou o equinócio de Outono, no hemisfério sul, celebrado a 21 de março.
Na Igreja Católica, este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, o período mais importante do ano litúrgico). A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.

Tradições da sexta-feira santa
Uma das principais tradições dos católicos praticantes é a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.
Pelas 15h faz-se um minuto de silêncio pela crucificação de Cristo. Algumas fábricas soam um alarme para sinalizar o momento da morte de Jesus Cristo.
Na noite de Sexta-Feira Santa, a Igreja realiza a Via Sacra, uma oração que tem como objetivo levar os cristãos a meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Pandemia do novo coronavírus quebra tradição e fiéis vão celebrar sexta-feira Santa em casa
È fato que a pandemia mundial do novo coronavírus deixou em pouco tempo, a vida de milhares de pessoas “de cabeça para baixo”. Rotinas alteradas, eventos adiados e tradições foram quebradas. Neste ano, as celebrações litúrgicas da sexta-feira Santa e da Páscoa, ressurreição de Cristo, serão diferentes e os fiéis praticantes do catolicismo terão que celebrar as missas todos em casa.
As celebrações das igrejas Católicas serão todas transmitidas ao vivo pela internet, assim como é feito desde que a pandemia. As missas presenciais foram suspensas porque o vírus da doença (Covid-9) pode ser transmitido facilmente de pessoa a pessoa e a medida mais eficaz utilizada foi o isolamento social.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s