Quinta-feira Santa em casa


A Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, a semana anterior ao domingo de Páscoa. Nesse dia, Jesus terá reunido os seus apóstolos num episódio conhecido como a Última Ceia.

Tradições da Quinta-feira Santa
É costume o padre lavar os pés de 12 pessoas na celebração da missa, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos.
A celebração do Lava-pés, como é chamada, dá por finalizado o período da Quaresma. A partir de então, tem início o Tríduo Pascal (paixão, morte e ressurreição de Jesus).
Quaresma, de 40 dias, é o tempo de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.
Além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem, os quais foram instituídos por Jesus durante a Última Ceia.
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. (Lucas 22, 19)
Também é na quinta-feira que os santos óleos são benzidos. Esse óleos são os utilizados nas celebrações dos sacramentos do Batismo, Crisma, bem como na unção de enfermos.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s