Provas em casa: mais vinhos e também cervejas com hora marcada no mundo digital


Depois dos vinhos, também as cervejas podem ser provadas e comentadas com a ajuda de especialistas, a partir de casa e através das redes sociais.

Depois de terem estreado os projetos Wine Hour@Home e “Provas em Casa”, promovido pela Aveleda, ambos disponíveis no Instagram, agora chegou a vez das cervejas. Todos os dias, às 18h00, a minhota Cerveja Letra transmite, através do Facebook, provas comentadas de cerveja artesanal. Depois das provas virtuais e, caso tenha ficado curioso com as variedades apresentadas, pode sempre fazer uma encomenda e comprovar em casa.

Esta sexta-feira, dia 27 de março, chega ao mundo virtual mais um conjunto de workshops com assinatura Esporão. O produtor alentejano vai mais longe na oferta online e apresenta também sessões dedicadas à gastronomia, ao azeite e à cerveja artesanal. A estreia está agendada para as 21h00, desta sexta-feira, com o enólogo José Luís Moreira da Silva a liderar uma sessão de provas de vinhos da Quinta dos Murças, no Douro. No dia 1 de abril, quarta-feira, também às 21h00, a enóloga da Herdade do Esporão, Sandra Alves, apresenta uma prova de vinhos do Alentejo. Um dos momentos mais aguardados desta iniciativa é o primeiro workshop de gastronomia, a cargo do chef Carlos de Albuquerque, do Restaurante do Esporão, que vai ensinar a fazer pão, no dia 30 de março, a partir das 21h00. No dia 9 de abril, o tema é “Desperdício zero na cozinha” e a 15 de abril, Fábio Torre, mestre cervejeiro da Sovina fala das propriedades desta marca. Para assistir é simples: basta aceder à página de Instagram do Esporão à hora indicada. Caso não consiga, saiba que os vídeos do live streaming ficam disponíveis durante 24 horas.

Francisca Van Zeller

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 19h00, a Aveleda promove o projeto “Provas em Casa”, que promete “descomplicar a linguagem do vinho” através de workshops online gratuitos, em formato live, através do Instagram. “O espírito do vinho é a partilha, a emoção e a experiência”, justifica Francisca van Zeller, PR Manager da Aveleda que tem a responsabilidade de apresentar os diversos workshops, que já abordaram temas como as técnicas e copos de provas, vinhos tintos, brancos e espumantes. Em breve, Francisca van Zeller vai contar com convidados para alargar os horizontes destas sessões.

O projeto Wine Hour@Home foi pioneiro nas conversas online sobre vinhos. Depois da estreia, no passado dia 18, com Dirk Nierpoort e o sommelier Rodolfo Tristão, as conversas têm se sucedido a bom ritmo e com os mais diversos convidados, sempre às 17h00, no Instagram do projeto Wine Hour@Home. Hoje, pode saber tudo sobre os vinhos da Herdade do Rocim, com a ajuda de Pedro Ribeiro, que se junta aos fundadores Cláudio Martins, wine advisor, e Adriana Fournier, diretora de eventos da Chefs Agency. “Estávamos no início do período de quarentena do Coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspetos técnicos”. A partir dai, tudo passou a fazer sentido, pensando na necessidade de momentos de descontração “para sobrevivermos à ansiedade social própria deste momento”. Já sabe que depois das conversas diárias pode comprar online os vinhos comentados na prova virtual.

Já o produtor alentejano, Monte da Ravasqueira apresenta, à terça e quinta-feira, a partir das 22h00, no Instagram, as Notas de Prova, comentadas pelo enólogo Vasco Rosa Santos. O objetivo é apresentar, a cada dia, um vinho diferente, e possibilitar a conversa entre o produtor e quem assiste e participa na sessão.

Fonte: Boa Cama Boa Mesa

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s